quinta-feira, 26 de março de 2009

FESTIVAL NORDESTE INDEPENDENTE


fonte: O Inimigo

Nos dias 27 e 28 de março (também conhecidos como sexta-feira e sábado que vem), acontece a etapa natalense do Festival Nordeste Independente, no Centro Cultural DoSol. Os shows fazem parte de um ciclo de programações realizada em várias cidades da região Nordeste, com o intuito de promover o intercâmbio entre as cenas dos estados vizinhos.

Em Natal, tocam doze bandas de três estados diferentes. Sempre pensando no bem de todos e na felicidade geral da nação, O Inimigo ouviu todas as bandas escaladas e preparou um guia rápido para você conhecer quem vem tocar por aqui.

Os ingressos para o Festival Nordeste Independente vão ser vendidos só na hora por preços populares a R$ 2,00. Os shows começam às 21h. A produção é do DoSol em parceria com a Xubba Musik e o Coletivo Noize.

Sexta-feira (27/03):

Venice Under Water (RN)

O Venice Under Water é da leva mais recente de bandas natalenses. Surgiu em 2008 e ao ouvir o MySpace da banda a primeira coisa que veio a cabeça foi: filho do Calistoga. Vocal em inglês e som sem estilo definido, apesar de ser um rock com guitarras pesadas e ao mesmo tempo melódico. Na página musical deles consta apenas três músicas, todas bem parecidas, com a mesma pegada.

www.myspace.com/veniceunderwater

The Automatics (RN)

A banda The Automatics é, ao lado do Bugs, a mais antiga produzindo em Natal. Está na ativa desde 2002 e já lançou diversos discos. Destaque para o triplo More Senseless. As influências são basicamente inglesas e eles alternam letras em inglês e português. O trio, há algum tempo transformado em quarteto, se apresentará com Christiane Pimenta no baixo. O show basicamente é composto das canções mais barulhentas, já nos discos eles experimentam mais com sons eletrônicos, acústicos e elétricos.

www.myspace.com/theautomaticsnatal

Bugs (RN)

O Bugs também é da leva 2002 e tem no currículo passagens por festivais como AbrilProRock, MADA, DoSol, Mundo e Feira da Música. Os shows são caracterizados por volume no talo e músicas que misturam stoner rock com psicodelia. Ou pelo menos era. Neste próximo show as músicas executadas deverão ser do próximo EP e a cara delas aponta para um rock mais direto. Continua pesado, cheio de riffs e baixo distorcido, mais a psicodelia deve ser deixada de lado.

www.myspace.com/BUGS4

Malaquias em Perigo (PB)

Malaquias em Perigo vem da Paraíba e traz consigo uma mistura de The Mars Volta, Queens of The Stone Age, At The Drive In, Cascadura, Walverdes, Zefirina Bomba e Titãs. Pelo menos é o que consta no myspace da banda. Não há músicas para comprovar essa mistura. É ver e ouvir para crer.

www.myspace.com/malaquiasemperigo

Calistoga (RN)

O Calistoga é a banda de Natal que mais promete, só resta cumprir. Bons músicos, influências que fogem do lugar comum, cuidado com a produção e constante evolução musical. Recentemente os integrantes deixaram os projetos paralelos dos quais participavam para se dedicarem exclusivamente ao Calistoga. O som é resultado de experimentações que vão além do hardcore tradicional.

www.myspace.com/bandacalistoga

Cerva Grátis (PB)

Cerva Grátis, assim como Malaquias, vem da Paraíba. E parecem ser filhos do Rock Rocket. Rock’n’Roll, mulheres, humor sarcástico e cerveja. Influências? Brahma, Antartica, Skol, Nova Shin… Dependendo da marca do dia, o caldo pode entornar. Afinal, não basta estar gelada, tem que ser boa.

www.myspace.com/cervagratis

Sábado (28/03):

Drive Out (RN)

Filial local de NxZero e afins, é talvez o nome menos calejado entre os potiguares da programação do NE Indie deste ano. Formada em meados de 2007, lançou recentemente o single de estréia “Mais Uma Vez” no myspace. Deve agradar a quem gosta de melodias chorosas e letras românticas.

http://www.myspace.com/driveoutmusic

Fewell (RN)

Apontada por muita gente como uma das revelações da cena local no ano passado, o Fewell vem trilhando um bom caminho nos palcos da vida, apesar do pouco tempo de estrada. O som vai na linha de guitar bands pré-estouro do emo como Get Up Kids, Superchunk, Garage Fuzz e Seaweed.

http://www.myspace.com/fewellmusic

Distro (RN)

Com dois discos nas costas e a promessa de um EP duplo (!) e cantando em inglês para 2009, o Distro mostra no palco do NE Indie um power pop barulhento, já bem conhecido de quem frequenta a Ribeira e arredores. Andaram soltando algumas músicas novas no myspace que podem surpreender ao vivo. Quem viver, verá ou ficará bêbado tentando.

http://www.myspace.com/distrorock

The Keith (PE)

Novo candidato a hype que vem de Recife, mas passa longe do mangue, é bom frisar. A onda aqui são a pose blasé e descolada de Strokes, Arctic Monkeys, The Rakes e similares. Para quem está ligado nas novidades da gringolândia e curte franjão, calça pernilongo e usar casaco no calor é sopa no mel.

http://www.myspace.com/thekeithband

Domben (RN)

Se o The Keith não quer ser identificado como uma banda “de Pernambuco”, o Domben talvez seja a banda mais pernambucana de Natal. Como o nome entrega, as influências passam obrigatoriamente por Jorge Ben (das antigas), Mundo Livre S/A e Mombojó, mas sobra espaço para referências menos óbvias, como pós-qualquer coisa do Hurtmold e uns toques de psicodelia discreta.

http://www.myspace.com/bandadomben

Gandharva (PE)

Outra representante de Pernambuco, o Gandharva é daquelas bandas fieis à ponte imaginária entre as décadas de 90 e 70. Tem potencial para agradar tantos os saudosistas de plantão, que perdiam tardes inteiras vendo o Gás Total MTV, quanto aos neófitos ávidos por novidades.

http://www.myspace.com/gandharvaofficial


0 comentários: