sexta-feira, 17 de julho de 2009

[Faixa-a-faixa] Outona - A Cada Vez Que eu Respirar


Hoje a sessão "Faixa-a-Faixa" rola com o Moisés Morais, vocalista do Outona da Paraíba que tocou recentemente aqui em Natal no evento "Not Another Gig" apoiado pelo Coletivo Noize, os caras acabaram de lançar esse EP e logo logo sai uma resenha dele por aqui, por enquanto vamos ver alguns comentários das faixas:


01 - Corri

É o carro chefe, nossa música de trabalho nesse EP e na fase inicial da banda. Foi uma música que tivemos muito orgulho de compor e gravar, tem um refrão muito marcante e uma letra que acabou se tornando um lema para nós: Acreditar e ir além.
Tem uma curiosidade legal sobre a gravação: O sampler da introdução é de um trecho de uma música que aparece no filme Corra, Lola, Corra; Ou seja o tema do filme tem tudo a ver com a música; Correr atrás do que se deseja, e muitas vezes contra o tempo.
E esse sampler se encaixou por acaso na música. Queríamos uma batida diferente pra abertura e o nosso produtor procurou vários samplers, e acabamos curtindo muito esse, sem saber que era do filme.



02 - A Cada Vez Que Eu Respirar

Uma das nossas músicas mais pesadas. Tem um riff bem “Rockão”, e mostra bem esse dualismo musical que a Outona transmite. Arranjos hora pesado e hora com melodias calmas. Como por exemplo no refrão, uma voz bem berrada e outra numa melodia bem pop.

Na ponte dessa música tem um dos arranjos de teclado mais bonitos que eu já ouvi, que foi feito pelo nosso produtor Renato Oliveira. É algo que eu sempre escuto e me impressiono.



03 - Inevitável


Inevitável é outra canção que possui mais uma parte de teclado bem legal, também feita pelo nosso produtor Renato.
É uma música que fala sobre a necessidade de se sentir vivo, e acima de tudo não perder tempo.


04 - Longe Aqui

Falar dessa música é algo sempre especial para mim. Porque eu escrevi a letra quando estava passando por um momento difícil com o sofrimento de pessoas que amo.
E essa música fala sobre todos os aspectos da dor, tanto o lado negativo, como o positivo. Quando você supera e compreende a dor, você torna-se uma pessoa bem mais forte e consegue seguir em frente com a sua vida.

No termo musical é a nossa música mais lenta, mas que outra vez contrasta com um arranjo pesado no final da música, e que consegue traduzir em termos sonoros toda a mensagem da letra, principalmente quando entra a parte “Eu preciso de você / Não vá”.



05 -Um

Um foi a segunda música que gravamos, ainda estávamos nos adaptando a todo o processo de entrosamento musical como banda, gravações, etc... E pelo que nos falam, é uma das músicas que a galera mais curtiu.
Na gravação queríamos algo bem cru e direto. O riff inicial no estilo já mostra de cara toda a energia da canção, e no refrão entra mais uma vez um arranjo vocal bem Pop.

Na questão da letra muitas pessoas pensam que é sobre romance, mas na verdade trata-se de algo mais profundo. Quando escrevi eu quis passar a mensagem que está contida no filme Somos Todos Um. Se vocês tiverem a chance de ver esse filme, veja!



06 - Controle


Foi o começo de tudo. A primeira música que criamos como banda.

Vou contar mais ou menos como foi: Eu nem conhecia direito o Edu e nós marcamos pra conversar sobre o projeto de criar a Outona, e no mesmo dia eu mostrei a letra de Controle pra ele (Que até tinha outro título), e de cara ele criou o riff inicial e depois fizemos toda a canção.

É uma daquelas músicas especiais que sempre que tocamos lembramos de todo o início da banda. Mais do que isso foi a nossa entrada, nossa primeira impressão para o cenário musical, onde público nos recebeu muito bem.
Sobre a parte musical é mais uma música que passa a mensagem como um tapa na cara. Direta e precisa, com uma pegada meio Southern Rock (Vide bandas como Maylene And The Sons Of Disasters e Everytime I Die).

E pra finalizar a música e o EP tem o sampler final, que neste caso não é de nenhum filme. Nós queríamos algo com um timbre e um toque bem clássico, inspirado na música dos anos 20, 30 e 40, e caiu como uma luva contrastando mais uma vez com todo o peso da música.



Links


Fotolog
Myspace
Orkut
Download do EP

1 comentários:

Moi6 disse...

obrigado a vini e todos do coletivo noize pela força!

a matéria ficou muito boa!

17 de julho de 2009 às 13:32