sexta-feira, 10 de julho de 2009

[Top 10] As 10 Músicas - por César Valença


Começamos a Sessão "Top 10" com César Valença, Guitarrista da banda Venice Under Water, uma das revelações do rock potiguar no ano de 2008 e que promete para esse ano um novo EP com cinco faixas, essa sessão será semanal e sempre vai trazer alguém que está envolvido com alguma ação fazendo um top 10 de músicas, filmes, álbuns, clipes, livros e tudo mais, vamos agora para as palavras do nosso entrevistado.

Quando Vini me pediu pra eu fazer um TOP10 Músicas eu pensei: “FUDEU!”.

É difícil demais colocar em ordem as 10 músicas de Rock que você mais gosta de toda a (sua) história. Muitas coisas ficaram de fora, mas a vida é dura... Vamos lá...



10 - Nine Lives - Aerosmith

O Nine Lives do Aerosmith foi um dos primeiros álbuns de rock que eu viciei na minha vida, e até hoje é um dos meus preferidos. O álbum é bom da primeira a ultima musica. A faixa titulo dele, "nine lives", é a que abre o cd, por isso que escolhi ela, não quer dizer que seja a melhor, mas marcou.

Quando eu era pequeno peguei "emprestado" esse cd de um primo meu lá em pirangi em meados de 98/99 e nunca tinha ouvido na vida, coloquei no som, e começou "nine lives", uns zumbidos de voz doidões (steve tyler é louco!), e depois começa a música com uma energia do caralho, resumindo... Eu viciei nesse CD no mesmo dia, e fiquei escutando o veraneio todo de cabo a rabo. Até hoje é um dos meus preferidos de rock. Quem nunca ouviu, Ouça!


9 - Stockholm Syndrome - Muse

Outra banda que eu sou viciado é o Muse, banda aloprada, lombrada de efeitos e coisas modernas. Toda a sua discografia é foda, vale à pena estudar a banda ponto a ponto. Stockholm Syndrome é a junção perfeita de vários climas em uma música só. Ela já começa com um riff matador, depois vem o verso muito pressão recheado dos falsetes que Matthew Bellamy sempre usa, casando logo com o refrão melódico e mesmo assim pesado e cheio de efeitos. Pra acabar a música eles alopram logo no peso e pressão. Música MONSTRA!

É foda o cara ver como o Muse sabe interpretar os climas nas musicas com timbres, levadas, efeitos e vozes que fazem o cara realmente sentir a música.


8 - Smells Like Teen Spirit - Nirvana

Nirvana é Nirvana e foi onde comecei a gostar de rock. Precisa nem falar nada porque todo mundo se arrepia quando essa musica começa a tocar em qualquer canto.


7 - Karma Police - Radiohead

Sempre fui MUITO fã do Radiohead. Desde a primeira vez que escutei Karma Police eu já gostei e me impressionei logo. Música muito bonita, meio melancólica (como o radiohead sabe fazer muito bem!), mas linda. Até hoje quando escuto ela eu vejo o quanto eu gosto e o quanto ela emociona... Ela casa muito com o meu gosto pra músicas lentas. Foi e ainda é um clássico pra mim.


6 - Alive - Pearl Jam

Pearl Jam, pearl jam... Banda que fez e faz parte da minha vida. Quem nunca foi viciado no album Ten??? Quem não acha Eddie Vedder O cara??

Até hoje quando começa a tocar a introdução de Alive em qualquer canto eu penso: "Puta que pariu, que música é essa hein?". É totalmente sem palavras, a música é toda FODA nos seus 5 minutos e meio, não tem nem o que falar.

Pearl Jam foi e ainda é uma das melhores pra mim.


5 - Everlong - Foo Fighters

Outra banda que eu poderia colocar qualquer música... A única banda que consegue competir pau a pau com o Incubus na minha preferência.

Foo Fighters é foda, Dave Grohl é um filho da puta e Everlong é perfeita. Putaquepariu!


4 - Pride And Joy - Stevie Ray Vaughan

Stevie Ray é REI! É um VÍCIO! O som que ele tira da guitarra é absurdo, ele tocando é absurdo, a pegada, as músicas, o talento que ele tinha também é absurdo, e o jeito que ele morreu foi o maior ABSURDO... Chega a ser revoltante essas coisas que acontecem. Escutem qualquer música dele que o cara sente um feeling inigualável da guitarra e da voz do jeito que só ele sabia fazer. Sou fã de carteirinha do cara, pra mim não tem ninguem igual a ele e o Jimi (penso até em tatuar a marca SRV e um jimi hendrix em mim; cada um no seu lugar né).

Escolhi Pride And Joy por que é um clássico, acho que é uma das músicas que eu mais escuto em casa e dirigindo, da vontade de cantar alto, da vontade de escutar o resto da discografia toda dele (sempre faço isso) e principalmente da vontade de ter vivido aquele tempo. FODA, FODA, FODA!


3 - Sick Sad Little World - Incubus

Incubus é minha banda preferida e acho que Natal toda sabe disso (risos), eu poderia colocar QUALQUER música deles aqui, qualquer MESMO, sou fã de todas, cada uma na sua unidade. Acho perfeita a junção de peso, melodia e leveza que eles colocam nas composições. Se fizerem uma musica pesada fazem do melhor jeito, se fizer uma balada, é a melhor balada. E em cada album eles conseguem se reinventar, usando sempre timbres, levadas e instrumentos diferentes, mas sem deixar de ser o Incubus. Por que escolhi a musica "Sick Sad Little World"? Por que é a musica que estou ouvindo nesse exato momento (e é foooooda), e qualquer musica que eu escolhesse deles podiam estar aqui sem cair a qualidade do meu top10.

Quem conhece pouco o incubus, recomendo baixar a discografia toda. :)


2 - Como Together - The Beatles

Apesar de ser uma das musicas que eu já vi mais covers na minha vida é uma das minhas preferidas de todos os tempos também, essa música é impressionante. Música simples, com uma estrutura também simples, e isso é o que deixa a composição dela ser tão bem feita e redonda, é o que torna ela tão boa em todas as suas partes. Não tenho muito o que falar de Come Together, é uma música 100%, e outra... É Beatles né.


1 - Little Wing - Jimi Hendrix

Pra comerçar eu sou suspeito pra falar de Jimi Hendrix, por que ele é o meu maior ídolo da Guitarra e de toda a música em geral, chego a me impressionar cada vez mais e mais com as coisas que o cara deixou. Meu top1 é Little Wing... A música mais bela de todos os tempos pra mim... Arranjos e linha de guitarra totalmente melódicos, letra extremamente bonita, melodia de voz perfeita (alguns detestam a voz do Jimi e falam que ele canta mal, mas meu costume já é tão grande que a voz dele me agrada até demais), solo no final lindo, tudo na sincronia perfeita... Obra prima.




1 comentários:

Unknown disse...

seza é roqueiro

10 de julho de 2009 às 14:21