terça-feira, 4 de agosto de 2009

[DesignerZ] Rodrigo Bonfim


Hoje começa no novo quadro de entrevistas do Blog Coletivo Noize o “DesignerZ” que vai escolher toda semana artistas plásticos, designers, grafiteiros e pessoas ligadas diretamente com artes visuais. Para começar o quadro escolhemos o Rodrigo Bonfim que recentemente fez a capa do novo ep do Calistoga Still Normal e esta com um projeto de livro bem curioso, confira.





Qual foi o seu primeiro contato com arte?

Minhas primeiras experiências começaram com minha infantil aproximação com o Design. Quando comecei a tentar entender e a estudar as principais relações visuais, mas muito ainda com um olhar infantil talvez até 'ingênuo' sem compreender ainda sobre formas, espaços e tratados e planos artísticos.

E quando foi que você abraçou de vez o design? Foi algo que foi aconteceu naturalmente com o passar dos anos?

Foi algo natural. É como se eu tivesse 'indo pra casa' ou fazendo algo que sempre gostei por toda a minha vida. Acho que isso aconteceu com mais força quando descubri o Ths... E isso realmente mudou a minha visão sobre o que é e o que pode ser o design. E cogitou também com meus primeiros trabalhos como artista gráfico e ilustrador.


Você tem um estilo bem singular, quem conhece suas artes de longe sabe que foi você quem fez. Quais suas influencias e como é o seu processo de criação?

Minhas principais influências passam por Pop art, Ths, Eduaro Recife, Billy Bacon, Carson. É difícil descrever um processo criativo porque na verdade ele é relativo... Depende da forma como o projeto se comporta e o que é necessário para a elaboração, mas posso garantir que tento 'viver como o objeto de estudo' ou seja... Compreender seus anseios, qualidades, defeitos, peculiaridades. E claro, uma vasta e grandiosa pesquisa.

Hoje da pra ver claramente que o mundo esta tomados por designer por todos os lados, buracos e brechas. Você acha isso algo positivo? E com tanta gente da pra ter o seu espaço?

Não acho algo positivo... Na verdade caímos numa problemática intrigante... O famoso 'design de açúcar'. A tecnologia beneficiou o design trazendo Inovações e novas ferramentas, mas por outro lado popularizou e acabou banalizando demais nossa profissão. Hoje passamos por um atribulado momento de desvalorização do principal conceito do que é o design e simplesmente nos agarramos as bondades do Ctrl+z, Ctrl+v e não somos capazes de perceber que estamos indo para um caminho conturbado. Imagino que a diferenciação dentre tantos possa se fazer pela qualidade e pelo refinamento que o olhar de um Designer possa trazer a um determinado projeto gráfico.



Concordo.
Nesse mesmo tema, o que se vê muito hoje é a formação de estúdios de design por todos os lado, eu vejo isso como uma forma de conseguir deixar o seu trabalho com mais força e ser mais bem aceito por clientes maiores pelo fato de ser mais organizado e de ter mais recursos, é um meio termo do freelancer para uma agencia. Você participa de algum grupo, Studio? Essa seria mesmo uma forma de conseguir mais espaço?

Acredito que sim. Algumas agências se banalizaram e acompanharam o fluxo negativo de tudo isso... Hoje existe mais chance de construir uma 'carreira sólida' trabalhando de forma 'autônoma'.
Comente um pouco sobre seus trabalhos, os projetos que você achou mais importantes e interessantes em ter feito.

Quando penso em meus trabalhos, vejo que tenho mais características como um artista gráfico e não precisamente como um designer. E muito disso se atribui a forma como aproximo e aplico o meu 'estilo' e minha percepção e projetos de design e sobre isso, chego a conclusão que meu trabalho, mais precisamente minhas ilustrações, tem um humor idiota que é oriundo das minhas influências da Pop Art Como Warhol e Rauschenberg. Venho desenvolvendo em paralelo dois livros que serão lançados futuramente, no mais tardar em meados de 2010, são eles: Try this art que é uma coletânea de minhas principais ilustrações e o Estou de Chico, que é um ensaio visual sobre as canções de Chico Buarque. Recentemente tive o prazer de trabalhar em parceria com o Calistoga e o resultado foi fascinante. E ainda há uma exposição programada para Janeiro de 2010.



Estou de Chico, de onde surgiu a idéia de montar esse ensaio? É uma ótima idéia, de onde veio isso? Parece uma daquelas conversar de bar que são levadas a serio.

É mais ou menos, foi uma idéia tonta que tive numa conversa despretensiosa com minha namorada, Caroline, e acabou pintando a idéia... De misturar a questão da Menstruação, da Puberdade feminina com as músicas... Parece um tanto que doido, mas a presença de um Eu lírico feminino nas canções do Chico é bastante comum e isso acabou servindo de 'pavio' para a construção do livro. E vai ter um pouco de tudo... Vai ser um tanto inocente até mas com seu viez subversivo. Vai ser um livro 'pequeno' foram selecionadas 30 canções e serão produzidas 30 ilustrações.

Para quem ficou curioso, como faz para te achar? Onde encontrar seus trabalhos?

Hm, pode me seguir no Twitter! HEUIHIUEHIUEHIEUHEIU e acessar minha página no Deviantart que é http://anacronico.deviantart.com E claro! www.rodrigobonfim.com.br se tudo der certo. Sou anacrônico e avesso a Web.

Muito obrigado pela atenção Rodrigo, o Coletivo Noize te deseja um ótimo caminho pela frente. Deixamos esse espaço em aberto, para você falar o que quiser.

Eu gostaria de agradecer pela oportunidade, eu acho que temos profissionais fantásticos e talentosos por aí, precisamos somente de oportunidade ... Chances para mostrar que o design brasileiro tem força e pode conquistar o espaço que merece ... Na verdade eu só tenho a agradecer. Um grande e terno obrigado.

0 comentários: