terça-feira, 1 de setembro de 2009

independencia ou marte. programa#111 no ar!


fonte independenciaoumarte.


Feira da Música de Fortaleza e Noites FDE em Natal

Salves. Programa produzido na estrada, a edição#111 foi produzida no calor dos acontecimentos, pós Feira da Música de Fortaleza (CE) e as Noites Fora do Eixo que participamos em Natal (RN). Com o nosso sistema de gravação móvel, armamos o estúdio em um quarto livre na casa que o pessoal do Lumo Coletivo nos alojou em uma casa no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, vizinha de Recife. O programa teve sonoras e gravações dos shows produzidos em parceria com a Rádio Abrafin e foi realizado mais uma vez junto ao parceiro Ney Hugo (Macaco Bong/Espaço Cubo).
Pra iniciar o mosaico da Feira da Música, nos valemos de uma edição com trechos de falas de Ivan Ferraro (produtor do evento), Marcelo (ACEMUS), Alex Antunes, DJ Lucho, Thalles Siqueira (Minc) e Patrick Torquato, entrecortados pelos sons das bandas cearenses:

Alegoria da Caverna – Pelego
Encarne –
Despedida
Atomic Bomb Watcher – Far Away From the Sun
Sambahempclube - Sambahempclube Style (Ao Vivo Palco Independente)



Um fato importante de se comentar foi o do clima e contexto da Feira. Fizemos o panorama de como estava rolando os stands/palestras/aula-espetáculos e falamos principalmente da curadoria da Feira, sempre antenada com artistas inovadores de todas as partes do país, ao mesmo tempo em que resgata e valoriza manifestações artísticas de importância histórica na música brasileira. Assim, montamos um bloco, somente com versões gravadas ao vivo, contemplando a Tradição e Inovação dentro dos 5 palcos espalhados, principalmente no bairro de Iracema e no Centro Cultual Dragão do Mar.
Sente o clima:
Mestre Galo Preto - Rruvaiô (Palco Independente)
Soatá (Palco Independente)
Neto Lobo e a Cacimba – A Peleja do Diabo com a Flor (Sesc Iracema)
Os Poetas Elétricos (Sesc Iracema)

Na sequência, buscamos na casa em que estamos hospedados o primeiro de nossos convidados, o Enzo Banzo do Porcas Borboletas. Ele foi chamado para falar sobre a percepção da banda em estar lançando o segundo disco, A Passeio, nesta turnê pelo Nordeste e sobre o contexto que estão vivendo. O parceiro ainda contou sobre a importância de estar acompanhado por outros grandes companheiros e falou sobre os principais shows que assistiu.
Pra coroar a participação, rolamos 3 sons gravados também com exclusividade durante os dias da Feira, para contemplar as bandas que estavam juntas na estrada:

Porcas Borboletas – Estrela Decadente (Sesc Iracema)
Trilobit – Bad News (Hey Ho Rock Bar)
Malditas Ovelhas! – Lá na Lua (Sesc Iracema)

No bloco seguinte, chamamos o Moita e o Ricardim também do Porcas Borboletas para nos contar as suas impressões sobre a Feira da Música e sobre os principais shows que eles viram. Em meio à megalomania de atrações, eles destacaram alguns artistas que separamos em mais um bloco, também com algumas versões ao vivo, destacando o clima do final do show de Marku Ribbas.
Ficou assim:

Anelis Assumpção – Sonhando
Erika Machado - Secador, Maçã e Lente (Palco Independente)
Chico Correa & Electronic Band – Baile Muderno
Marku Ribas – Zamba Ben + Final (Palco Independente)

Ainda se valendo do clima da casa, chamamos o Zé Guilherme (zeguila), baterista do Malditas Ovelhas! para nos contar suas impressões sobre os shows que assistiu. Seguindo a onda de sua banda, ele indicou alguns sons Instrumentais que rolaram por lá. Bandas de diferentes lugares do país, interligadas por seus sons, inventivos e experimentais:

Bas Cobis – Pijamas de Banana e SS
Floresta Sonora – Futurando + entrevista
Músicas Intermináveis para Viajem – Caixa Preta + entrevista
A Banda de Joseph Tourton - #2

O último bloco deste programa foi dedicado a outro evento que participamos, as Noites Fora do Eixo, organizadas pelo Coletivo Noize no DoSol Rock Bar, em Natal (RN). Por lá estivemos apresentando a Discotecagem Radiofônica também, e tivemos um rápido intercâmbio com uma rapaziada que está com mão na massa de verdade. Fomos muito bem recebidos, e deu pra perceber uma sinceridade muito forte no trabalho de todos envolvidos no evento. Para contextualizar melhor a relação das bandas, do coletivo e das atividades do final de semana, o Rafaum e o Gustavo nos contam sobre todo esse processo que estão vivendo e um pouco da cena potiguar, antes de rolarmos os sons:

Calistoga – Accepted Crime
Distro – Cold Blood
The Automatics - Hide
Os Bonnies – Amanhã de Manhã


Foi isso.
Não percam também a próxima edição, recheada de novos materiais com os acontecimentos na manguetown Recife. Para escutar este programa:

- Reprise no sábado às 15h na Rádio UFSCar
- Web Rádio Rockalive na sexta-feira às 20h e segunda-feira às 14h
- DOWNLOAD AQUI!!!

0 comentários: