quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Depósito Hominis Canidae: Pedro Santos (Sorongo) - krishnanda (1968)...

Hoje eu vou cometer o atrevimento, o absurdo de tentar falar de um dos discos mais ácidos que eu ouvi na minha vida. É um dos clássicos desconhecidos da música brasileira. Primeiro as informações básicas:

"Pedro Santos (ou Pedro dos Santos) é o heterônimo de Pedro Sorongo, percussionista, compositor e inventor de instrumentos de percussão como a tamba. Acompanhou nomes como Jacob do Bandolim, Baden Powell, Elis Regina, Elza Soares, Sebastião Tapajós, Roberto Ribeiro, Milton Nascimento, Clara Nunes entre outros. A Tamba por sinal da nome ao renomado trio de jazz bossa "Tamba Trio".

Pedro dos Santos (Sorongo) fez apenas um disco autoral, o nome desses disco é krishnanda e ele foi lançado em 1968. E apenas com esse disco autoral, le deixou um legado de acidez e destruição inconcebiveis, ate pelo proprio Sorongo. Produzido pelo baterista do Tamba Trio, Hélcio Milito, e arranjado pelo maestro Jopa Lins, Krishnanda é um filho único!

Esse disco influenciou direto ou indiretamente varios movimentos musicais e bandas do País, desde a Bossa Nova e Tropicalia ate atualmente em bandas como a Burro Morto, segundo o próprio Haley: pedro sorongo é o cara, man!

Graças a internet e ao MP3 tive acesso a essa raridade, Pedro que tocou e participou da composição de músicas e artistas diversos do Brasil, passa despercebido, é meio que uma sombra, que não aparece mas detém importancia, a faixa 3 do disco Krishnanda chamada "Um só" possui versos que talvez esclareçam um pouco a posição de Pedro Santos e do álbum, não somente em relação a sua época e, mas em relação à música brasileira em geral: “… aquele que na palavra entender, no nome não se prender, pode ver bem quem eu sou. Mas quem no pé da letra cair, do nome não vai sair, porque no nome não estou…

E se vocês estão esperando um myspace ou coisa do tipo pra ouvir on line o som desse cara, acordem! Isso não existe, informações sobre o disco e o cara já são bem escassas, alguns sites gringos vendem o disco BEM CARO, mas deixo o link aqui pra download e divulgação!

DOWNLOAD: pedro santos - krishnanda - 1968.rar

Fritem o cérebro com moderação. As drogas de hoje não são nadas se comparadas a discos como esse. São 12 faixas de ruídos, barulhos experimentações e vocalizações bem localizadas no tempo e espaço. Outros clássicos e discos atuais la no HominisCanidae

1 comentários:

Lys disse...

Olá! Sou Lys Araujo, filha do Pedro Sorongo.. Obrigada pela biografia resumida.. e pela divulgaçao. Realmente ele não foi, e não é, reconhecido aqui no Brasil.. muito avançado, até hj talvez..
Um abraço!

8 de novembro de 2009 08:35