quinta-feira, 8 de outubro de 2009

[Entrevista] Anderson Foca fala do Dosol TV

Nessas últimas semanas estreou na TV Nominuto (Canal 27 Cabo Natal e 127 Cabo Digital) o programa DosolTV com uma programação roqueira mostrando bandas de Natal, de outros estados e gringas, batemos um rápido papo com o produtor musical/baixista/tecladista/vocalista e agora produtor do programa, Anderson Foca.




Noize -
De onde partiu a iniciativa para o DoSol TV? Como foi o convite?

Foca - Já estavamos atrás de ter esse espaço na TV há um tempo, paqueremos com a TV Universitária que simpatizo com nosso conteúdo mas terminou não dando certo. Tenho um grande amigo que trabalha no Nominuto, o jornalista Alex de SSouza e por ele fiquei sabendo que o site ia virar canal de TV. Imediatamente entrei em contato e fizemos um acordo de termos um espaço para rock de uma hora por semana, eles aprovaram o piloto e fomos pro ar. Tá dando muito resultado, até minha mãe já assitiu as exibições. A força da TV é incrível!


Noize - Fale um pouco sobre essa compilação de trabalhos audiovisuais que faz parte do DoSol TV, veremos materiais muito antigos do acervo (que está no canal do youtube) ou a programação será destinada a trabalhos inéditos?

Foca- A programação é toda inédita se levarmos em conta exibições em TVs (abertas ou fechadas). Nosso conteúdo é muito bom para ficar preso apenas na internet, ele merecia um espaço físico bacana que nem esse. é igual um banda só gravar áudios e nunca fazer shows e apenas divulgar o myspace. A coisa fica incompleta.



Noize - Além da exibição de clipes, matérias e shows de bandas independentes nacionais e internacionais, o DoSol TV atua também como instrumento de divulgação da cena independente brasileira. Fale um pouco sobre isso, quais as propostas do DoSol TV e quem vocês pretendem atingir com ele.
Foca - O DosolTV tem como premissa mostrar não só a nossa produção própria, queremos ser plataforma de espaço para todos os interessados em rock e movimentações do cenário independente do qual fazemos parte. Vamos exibir coisas do Lado R, de gente de outros estados, da turma do Fora do eixo, nos mandando e tendo qualidade para ser exibido, passaremos sem problema. Até porque não somos exatamente um produtora de vídeos, o programa faz parte de um projeto muito maior que vocês bem conhecem. É necessário que a produção musical e roqueira potiguar tome o espaço também como seu.

Noize - (Em relação ao DoSol TV e NoMinuto) O DoSol TV é um projeto pioneiro na televisão potiguar, por se tratar de um programa voltado exclusivamente para o rock. Você considera a criação desse espaço um fator delimitador para a propagação da produção potiguar, abrangendo novas mentes e difundindo o rock pelas telas do RN, ou é o DoSol TV é na verdade um programa de rockeiros feito para rockeiros?

Foca - Claro, televisão é um meio de comunicação muito forte e vídeo reforça muito a idéia ou o entendimento de uma música, por isso que invariavelmente os grandes singles do mundo vem acompanhados de clips arrebatadores. O que seria de Michael Jackson sem os vídeos? certeza que não teria a mesma graça. Dentro das nossas limitações queremos mesmo expandir e mostrar para quem tiver interessado como e quando se faz rock em Natal e no Brasil. É um espaço importantíssimo.

O programa vai ao ar todos os Sábados ás 11 da manhã e tem várias reprises durante a semana.

0 comentários: