segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Espaço Cubo e outros coletivos realizam semana do audiovisual

A quarta edição da SEDA entrou hoje em seu terceiro dia, no MISC - Museu da Imagem e Som de Cuiabá. O local recebe desde segunda feira alunos, oficineiros e integrantes do Audiovisual Fora do Eixo, que debatem dentro da SEDA o planejamento de 2010 para o setor.

O primeiro dia começou com a oficina de Roteiro, com Luis Marchetti, cineasta mato grossense, com um histórico de produções nacionais e internacionais. À tarde, Thiago Dezan (Espaço Cubo - MT) e Tássio Lopes (Goma Cultural - MG) continuaram o trabalho, fazendo com que os alunos a formatassem as idéias em um roteiro. Na sequência aconteceu o debate em que recebemos J. Astrevo e Lioniê Vitório da Nico & Lau Produções, para apresentar uma proposta de documentar os 15 anos dos personagens realizados pelos atores e humoristas. O dia finalizou com a Mostra Livre Olhar (RS e RJ).

Na terça feira, foi dia da oficina de Produção e Roteiro, com Bárbara Varela, produtora de cinema. Pela tarde, os alunos aplicaram o conhecimento obtido, na busca de viabilizar o vídeo que se propuseram a produzir, além de analisar como seria a gravação e cenografia e aprofundar o roteiro. Por volta das seis da tarde, iniciou-se o I Encontro do Audiovisual Fora do Eixo, com representantes do Espaço Cubo (MT), Porto Velho Caos (RO), Sindicatto Cultural Hardcore (MT), Macondo Coletivo (RS), Massa Coletiva (SP), Goma Cultural (MG) e CUFA MT. O primeiro enfoque do debate da frente do Circuito Fora do Eixo foi a Produção Colaborativa.

A cobertura dos dois dias foi feita em forma de Vídeo Diário, que pode ser visto na TV Cubo.


Hoje foi dia de oficina de Fotografia, com Rafael Rolim (Massa Coletiva) e Fernando Krum (Macondo Coletivo) durante a parte da manhã. As gravações foram adiantadas e ao invés de começar amanhã pela manhã, já começaram hoje no almoço. Os dois projetos escolhidos nessa edição foram o vídeo clipe da música Erga a Cabeça, da banda de hardcore cuiabano Rhox e um curta sobre Expressão Corporal. Hoje o debate do encontro é sobre Circulação e Distribuição. Além disso a noite termina com Discotecagem Radiofônica Independência ou Marte, projeto do Massa Coletivade São Carlos.

A partir de amanhã, o ritmo só se intensifica, além das gravações se tornarem mais frequentes, teremos também o Stand Up da atriz Tati Baracati, e dando continuidade a festa Shake Shake Your Ass, que apresentará shows com bandas locais e a convidadaUltimato (RO). O Encontro do audiovisual tem seu encerramento no dia 20, junto da Mostra Final, onde os resultados serão apresentados.

Fonte: Fora do Eixo

0 comentários: