quarta-feira, 21 de outubro de 2009

[Top 10] 10 Melhores diretores de cinema dos últimos 10 (12?)anos

10 Melhores diretores de cinema dos últimos 10 (?)anos
Por Vinícius D'Luca




Bem, fazer uma lista de 10 diretores que se destacaram nos últimos dez anos no cinema é algo complicado porque eu acredito que essa última década tá acontecendo mais na TV quando a matéria é produção de histórias ligadas a imagem (imo). A lista que eu vou apresentar agora não está em ordem, não estou colocando eles em ordem de importância, foi apenas um modo de organizar, tenho mais dois top 10 com diretores (quem sabe uns três?) e nas próximas semanas eu posto, decidi tentar dividir um pouco os "temas" que esses diretores costumam debater em seus longas, então, vamos lá:


10 . Andrew Staton

Pouca gente deve saber quem é esse cara sorridente segurando sua brilhante estatueta de Oscar, digamos que, sem ele a Pixar não estaria onde chegou, ele já ganhou duas estatuetas (uma por Wall-E e outra por Procurando Nemo) bem merecidas por trazer aos filmes infantis aquela magia que se tinha no início das produções disney, falando nisso ele trabalhou na casa do Mickey Mouse escrevendo Toy Story I e II,Vida de Inseto e Monstros S.A, seu último trabalho foi produzindo "Up - Altas Aventuras", ou seja, o cara TEM que tá num top de diretores.

9. Judd Apatow


Se John Hughes era o rei das comédias nos anos 80 eu acredito que não é exagero dizer que Judd Apatow tá conseguindo a majestade dos 00's, em um mundo que estava assolado a milhões de "Todo Mundo Em Pânico" como suprassumo da comédia ou simplesmente algum cara usando kgs e mais kgs de maquiagem pra "atuar" como uma família de glutões ou um outro que se tranvestia de velha eis que surge esse cara com uma comédia mais interessante e que muitas vezes não mostra a piada pronta (mesmo ainda fazendo algumas piadas sobre flatulência, mas são nelas que estão o mistério da comédia.), ele começou na TV com o seriado "Freaks And Geeks" que mesmo durando apenas 13 episódios se transformou em cult (e lançou vários rostos conhecidos inclusive seu ator-fetiche e atual rei das comédias Seth Rogen) , sua estréia na direção ficou com o hilário "O Virgem de 40 Anos" e seguindo com "Ligeiramente Grávidos", já foi chamado de "Midas da Comédia Norte-Americana" e tem também no currículo de produtor/escritor ótimos filmes como "Segurando As Pontas", "Superbad", "O Âncora" e "Ricky Bobby".

8 . Eli Roth

"Vini, porque ele tá na lista? ele é um doente!" aí está a resposta! Ele é um doente!
E isso torna seu trabalho maravilhoso, mesmo tendo poucas películas como diretor ele conseguiu juntar o cinema de horror dos anos 70, 80, dizer que o de 90 era uma porcaria e juntar com o torture-porn que é algo genuinamente 00's ou seja, o cara é um DeLorean dos filmes de horror, ele sabe que pra filmes de horror tem que se ter ambientes sujos e escuros e não Sydneys correndo de assassinos mascarados, com "Cabana do Inferno" ele nos mostra uma doença degenerativa mezzo-stephen king-mezzo-night of the creeps em "O Albergue" ele mostra algo que dá medo por não ser algo do tipo "Isso nunca aconteceria!", participou de "Grindhouse" de tarantino fazendo um trailer falso que vai se transformar em longa e fez tudo isso em um tom "Cool" se existem alguma promessa pra o cinema de horror, com certeza Eli Roth tá no meio da coisa.

7. Fernando Meirelles
Não, não é porque ele é brasileiro que ele tá aqui, eu sempre comento que cinema no Brasil fala de 3 temas : Favela, Adaptação de Livro e Sertão e desses o Fernando Meirelles já fez dois, mas ele não fez um filme de favela qualquer ele fez "Cidade de Deus" que não é um filme-de-favela ele é um filme que fala sobre uma favela (sacou a diferença?)e tem milhões de peculiaridades fodas, ele fez "Jardineiro Fiel" e "Ensaio Sobre a Cegueira" (a tal adaptação de livro) só falta ele fazer um filme sobre sertão e não "um filme de sertão"...Ahhh e outra coisa, o comercial das olimpíadas foi ele que fez!













6. J. J. Abrams

Esse é sem sobra de dúvida o primeiro diretor-nerd dessa lista, porque o cara tá aqui? Ele migrou da TV pra o Cinema, lá ele criou "só" Alias, Felicity ,o mega sucesso Lost e o mais recente Fringe, foi pros cinemas e conseguiu ressuscitar (essa é a melhor definição) "Missão: Impossível" com a terceira edição que consegue ser tão boa quanto a primeira, transformou a internet em sua maior aliada comercial com "Cloverfield" e pra completar lançou um reboot na série "Jornada nas Estrelas" conseguindo fazer (bem, diga-se de passagem) o que todos pensavam ser impossível, mudar o elenco, nos seus próximos projetos temos "Jornada nas Estrelas II", "Missão: Impossível IV" e a adaptação dos livros/quadrinhos "Torre Negra" de Stephen King.





5. Michael Moore

Quando se pensa na palavra "documentário" se vem duas coisas na minha mente:

1 - filmes chatos da BBC que se via no ensino fundamental
2 - Discovery Channel

O Michael Moore conseguiu tirar isso da cabeça de muitos, ele é exagerado ás vezes? SIM mas quem liga? acho que esse é o seu charme!
"The Awful Truth", Bowling In Columbine", "Sicko" e o ótimo "Fahrenheit 9/11" são suas grandes criações, ele teve seu discurso no oscar cortado, ele odeia bush, ele está nas músicas do NOFX e óbvio, ele brincou com o Charlton Heston sobre armas.




4. Spike Jonze

Ele com certeza é o cara mais estranho e menos comercial dessa lista (imo), esse daqui começou em video-clipes e isso quando se fala de um diretor nunca é algo legal, mas nesse caso é diferente, ele tem sensibilidade! pra listar os video-clipes e você perceber que não eram os mais comuns eu cito "Sabotage" dos Beastie Boys, "Buddy Holly" do Weezer, "Praise You" do Fat Boy Slim e "100%" do Sonic Youth, quando vamos pro cinema temos "Adaptação" e o premiado "Quero Ser John Malkovich", pra finalizar, esse é o cara que tá levando "Onde Vivem Os Monstros" de Maurice Sedak para as telonas.





3. Danny Boyle



É fácil colocar esse britânico numa lista de melhores diretores dos últimos anos, acabou de ganhar um Oscar com "Quem quer ser um milionário" né?

Mas lembre-se que ele também dirigiu "Trainspotting", "Por uma Vida Menos Ordinária" e "Extermínio" e se saiu bem em todos (eu não gosto de "A Praia" ) !
Então, se formos ver ele já passeou por todos os gêneros e em cada um fez grandes obras, e tudo isso nos últimos doze anos.












2. Christopher Nolan

Esse é fácil de dizer porque tá aqui!
ele salvou o Batman dos mamilos e do batcartão criados por Joel Shumackher!

Ok, não é só por isso, o confuso"Amnésia" foi uma ótima estréia no circuito mais mainstream dele, logo depois lançou "Insônia" que é um ótimo thriler com nada mais nada menos que Al Pacino e logo depois fez "Batman Begins" o filme que devolveu a seriedade ao homem morcego, mas, pra salvar o mundo das adaptações de quadrinhos nós fomos brindados com "Batman - Dark Knight" que, além de ter nos dado um Coringa eterno, fez com que filmes de heróis fossem levados a sério.








1. Zack Snyder



Pra completar a lista nós temos mais um diretor-nerd, ele veio dos video clipes do Morrissey e fez sua estréia com nada mais nada menos do que um Remake da obra prima de George Romero "Dawn Of The Dead" e mesmo que esse nome "remake" nos traga decepções aqui esse jovem diretor injetou um sangue novo (sacou a piada sem graça?) na obra sem deixa-la idiota, depois ele já pegou "300" a adaptação da graphic novel de Frank Miller usando a própria revista como storyboard e dando apenas movimentos aquelas imagens que nós estávamos acostumados a ver paradas, seu tiro para o sucesso foi adaptar outra graphic novel, só que dessa vez foi nada mais nada menos que "Watchmen" de Alan Moore,o quadrinho tido como "Inadaptável" anos atrás por um certo diretor muito famoso! O Zack Snyder fez e fez bem feito nos dando um filme que segue a linha de "Dark Knight", heróis pra gente grande.




Bem, é isso, próxima semana tem mais .

7 comentários:

Lado [R] disse...

ótimo texto. gostei da pesquisa tb. parabéns para o autor.

abraços

Rafael F.

21 de outubro de 2009 às 11:39
Diego Albuquerque disse...

o texto é um lance pessoal, eu so nao entendi direito quando voce fala que dividiu por temas e colocou o cara que fez procurando nemo com o diretor de ensaio sobre a cegueira, por exemplo, eu comecei a ler pensando que a tematica seria comedia e terminei pensando em bilheteria e em nenhum dos dois momentos me senti contemplado quanto a temática...

Mas é realmente uma boa pesquisa e um bom texto.

Eu nao consigo listar 30 diretores importantes nessa decada pra mim nao, ja que vc falou que tem mais 2 listas, porem meu top 10 tem pelo menos 6 que não estão ai!

abraço!

21 de outubro de 2009 às 15:22
Neto Kyler disse...

otimo texto...

21 de outubro de 2009 às 20:15
Vini DLuca disse...

é uma lista de caras que se destacaram nos últimos 10 ou 12 anos (imo) e se vc for sacar cada diretor (tirando o danny boyle q já fez de tudo) faz filmes de estilos diferentes, por isso q eu falei de temas.

24 de outubro de 2009 às 09:54
Unknown disse...

Pra mim faltou Darren Aronofsky e Marc Forster, mas esse top foi massa! =D

28 de outubro de 2009 às 12:13
kayc disse...

simplesmente vc esqueceu o melhor diretor de todos, steven spielberg, comcerteza os diretores q vc citou vai concorda comigo.

24 de novembro de 2009 às 22:46
[GOD] T i e s t o disse...

Cade o steven spilberg ai??? ele é o melhor -.-

23 de outubro de 2011 às 02:26